Editais Estágios e Vivências

NÚCLEO BRASIL-CUBA 2018 No ratings yet.

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), por meio da Coordenação de Estágios e Vivências (CEV), informa que se encontram abertas as inscrições para o processo seletivo do Núcleo Brasil-Cuba (NBC), ano 2018.

O NBC é um programa de intercâmbio que consiste em um acordo bilateral entre a DENEM e a Federación Estudiantil Universitaria (FEU). É caracterizado como um intercâmbio de vivência e contato com as realidades distintas entre Brasil e Cuba, incentiva o debate e a reflexão crítica sobre os diferentes sistemas de saúde, de educação, assim como sobre aspectos da diversidade social e cultural correlacionado ao sistema político-econômico de cada um. Com a parceria DENEM-FEU, espera se debater sobre organização social e política nos dois países, tendo em vista a influência do socialismo na construção do modelo cubano. Nesse núcleo, é esperada a abordagem de assuntos relacionados à revolução cubana, como esta interferiu na formação atual do sistema de saúde Cubano e sua repercussão na saúde pública do país.

Durante o estágio são realizadas visitas a instituições que compõem o sistema de saúde cubano como hospitais, policlínicas, consultórios de saúde da família, bem como ambulatórios, clínicas psiquiátricas, maternidades, entre outros, passando da Atenção Primária até Terciária. Pela quantidade de visitas e locais diferentes, é proporcionado ao estudante, durante o estágio, a progressiva compressão de como todo o sistema de saúde foi desenhado, de como a construção social foi e ainda é muito importante para a manutenção deste, de qual a função do médico cubano para com a população (profissional e socialmente), e de qual a percepção que esta população tem de todo o sistema.

As atividades são em sua maioria observacionais, tendo porém alguns espaços onde serão possíveis discussões de casos e práticas. Realizam-se, também, visitas ao sistema de educação médica do país, concentrando-se principalmente nas faculdades de Havana e em seus respectivos ambientes de prática médica. Essa vivência oportuniza o estudante brasileiro a conhecer a integração e reciprocidade que há entre o sistema de saúde e de educação.

ETAPA CUBANA

O presente edital visa à seleção de 30 (trinta) estudantes ao NBC para a edição que ocorrerá na cidade de Havana. A condição para participação na seleção é que o CA/DA possua um Coordenador Local de Estágios e Vivências (CLEV) cadastrado na CEV  e os estudantes devidamente matriculados em suas Universidades. O estudante que não possuir CLEV no seu CA/DA deverá entrar em contato com seu respectivo Coordenador Regional e/ou com a CEV, que indicará a CLEV de uma faculdade próxima, que dará suporte e garantirá a correta orientação.

Observem os prazos e preparem-se!

Quer fundar uma CLEV em sua faculdade? Dúvidas? Entre em contato conosco!

– Edição Janeiro/Fevereiro de 2018:

ETAPA BRASILEIRA

A Coordenação de Relações Exteriores (CREx) da DENEM divulga o edital de seleção para a recepção dos estudantes de medicina cubanos, etapa que finalizará o ciclo do Núcleo Brasil-Cuba 2018 com a vinda de quatro cubanos durante 21 dias ao Brasil para a realização do estágio sobre o sistema e ensino de saúde brasileiro, além de discussões políticas pertinentes aos países da América Latina. Diretórios/Centros Acadêmicos interessados, fiquem atentos às condições e aos prazos!

– Edição Janeiro/Fevereiro de 2018:

  • Confira o EDITAL em breve.

Please rate this

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.