Conjuntura Pandemia COVID-19

Pela Unidade na Luta, Contra o EAD e as Aulas Remotas, Pelo Adiamento do ENEM 2020 e Contra o Governo Genocida de Bolsonaro No ratings yet.

As Executivas e Federações de Curso representadas nesta carta vem convocar estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos a se somarem em unidade às lutas e bandeiras levantadas pelo Movimento Estudantil nacional.

Hoje completamos um ano desde os atos públicos do 15 de Maio (o 15M) puxados pela UNE, UBES e ANPG, os quais deram início a uma onda de manifestações conhecidas como Tsunami da Educação. Estudantes do Brasil inteiro se mobilizaram e foram às ruas das suas cidades para barrar os retrocessos impostos pelo Governo Genocida de Jair Bolsonaro e lutar pela educação brasileira.

Neste sentido, viemos lembrar esse importante marco de luta da nossa geração e nos posicionar, nesse dia histórico, contra a substituição do ensino presencial pela EAD e as aulas remotas para os cursos presenciais durante a pandemia – que tem como objetivo central a precarização do ensino e o desmonte das universidades públicas – além de nos colocar em favor dos movimentos pela redução das mensalidades nas instituições privadas.

Nos posicionamos, também, terminantemente contra a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2020 nas datas impostas pelo Ministério da Educação, por compreender que o mesmo tem o objetivo de prejudicar os estudantes filhos da classe trabalhadora, que estão sem aulas ou em condições precárias de ensino-aprendizagem durante a pandemia da COVID-19, por não possuírem, em sua grande maioria, acesso à internet banda-larga e computadores.

Por fim, nos colocamos contra o Governo Genocida de Bolsonaro, Mourão e seus aliados, ressaltando que a derrubada desse desgoverno, bem como de toda agenda neoliberal que ele perpetua, deve ser o foco central de nossas lutas.

 

 

Assinam esta nota:

Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina – DENEM
Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem – ENEEnf
Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia – ENEFar
Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia – ENEFi
Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição – ENEN
Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO
Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva – CONESC
Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas – FENECAP
Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Elétrica e Congêneres – FENEEEL
Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – FeNEA
Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia – CONEP
Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF
Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social – ENECOS
Executiva Nacional de Estudantes de Museologia – EXNEMUS

Please rate this

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *