Cultura

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência No ratings yet.

Hoje, dia 21 de Setembro, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituída pelos movimentos sociais desde 1982.

A data foi proposta por Cândido Pinto de Melo, militante do movimento estudantil e da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

A discriminação contra pessoas com deficiência é denominada capacitismo e pode existir em diversas formas como a falta de acessibilidade, dificuldades no acesso à educação e saúde, difícil inserção no mercado de trabalho e atitudes capacitistas que ocorrem no dia a dia.

O capacitismo é baseado na ideia de que existe um padrão corporal a ser desejado e aqueles que fogem deste padrão são inaptos para as atividades na sociedade, limitando as pessoas com deficiência à condição de “deficiente, improdutivo e incapaz”. A improdutividade associada às pessoas com deficiência é decorrente de um sistema capitalista em que o lucro é baseado na capacidade de produção industrial e aqueles que não conseguem servir à essa linha de produção são exclusos da sociedade.

Neste contexto, os corpos padrões estruturam o sistema com base na própria imagem, reforçando essa exclusão e falta de acessibilidade. Logo, nenhuma pessoa é deficiente, o que acontece é que pessoas com deficiência estão inseridas em sistemas deficientes que não estão preparados para servir a todos.

No Brasil, aproximadamente 1 em cada 4 pessoas é uma pessoa com deficiência e poucos são os espaços em que essa proporção é uma realidade. A luta das pessoas com deficiência é essencial para o reconhecimento dessa grande parcela da população que muitas vezes têm seus direitos negados e suas vozes invisibilizadas.

 

É necessário lutar por espaços inclusivos, políticas públicas efetivas e uma sociedade anticapacitista.

 

 

REFERÊNCIAS:

Manual de Redação – Mídia Inclusiva

Breve trajetória histórica do movimento das pessoas com deficiência

O Conceito de Biopoder no Pensamento de Michel Foucault

Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde – SUS

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Please rate this

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *