HOJE É UM DIA POLÍTICO!*

*Texto produzido pela Sede Administrativa Nacional para o 8 de Março. Publicado oficialmente no dia 8 de Março de 2021.

 

O dia 8 de Março é a data de mobilização internacional pela Luta das Mulheres.

No dia 14 de março, completamos 3 anos do assassinato de Marielle Franco.

Nesse mesmo tempo, uma crescente nos últimos dias em número de casos e mortes, o Brasil bate o lamentável recorde de mais de 1900 mortes registradas em um dia, totalizando mais de 265 mil! 18 estados e o DF apresentam alta nas mortes, uma explosão de casos e UTIs lotadas.

A pandemia da COVID-19 e o manejo genocida do Governo Bolsonaro nos colocaram nessa situação: aumento recorde das taxas de desemprego, valores absurdamente altos das compras em supermercados e aumento da violência doméstica. No mesmo país que ocupa a 5ª posição mundial de feminicídio, primeira posição em assassinato de mulheres trans e travestis e que ameaça a vida de mulheres negras na política todos os dias, como executou Marielle em 2018.

A violência policial contra a população negra e o encarceramento em massa seguem em curso, um duplo genocídio. Os povos indígenas e quilombolas seguem sofrendo extermínio, com suas lideranças assassinadas, sua população negligenciada e seus territórios invadidos.

O Manifesto Unificado do 8M, assinado pela nossa executiva, traz como palavras de ordem: MULHERES NA LUTA PELA VIDA! Fora Bolsonaro, Vacina para TODA a população e auxílio emergencial já! Pelo fim das violências contra as mulheres!

A linha de frente de combate à pandemia é composta principalmente por mulheres, em sua maioria negras. O tema de mobilização do 8M em 2021 não poderia ser outro. Nessa grave situação da conjuntura brasileira, só um verdadeiro controle da pandemia, com testagem e isolamento dos casos, vacinação massiva, fortalecimento do SUS e do SUAS e proteção social podem salvar vidas.

Para que a população que trabalha possa ficar em casa, o Auxílio Emergencial precisa voltar. Para que a população impelida ao desemprego e seus filhos e filhas tenham segurança alimentar, o Auxílio Emergencial precisa voltar.

FORA BOLSONARO, VACINA PARA TODA POPULAÇÃO E AUXÍLIO EMERGENCIAL JÁ!