'

Intercâmbios


DENEM


Quais são os Intercâmbios da DENEM?

Existem 5 modalidades de Intercâmbio realizadas pela Executiva: Standing Committee on Professional Exchange (SCOPE), Standing Committee on Research Exchange (SCORE), Estágios Nacionais (EN), Núcleo Brasil Cuba (NBC) e Núcleo Brasil China (NBChina).

Standing Committee on Professional Exchange e Standing Committee on Research Exchange - (SCOPE e SCORE)

O SCOPE e o SCORE são intercâmbios de prática e pesquisa médica, promovidos pela International Federation of Medical Students` Association (IFMSA), junto a mais de 120 países. Temos mais de 500 vagas para intercâmbios juntando ambos os comitês, espalhadas em mais de 75 países e estamos ativos em mais de 140 faculdades brasileiras.





Estágios Nacionais - (EN)

Os Estágios Nacionais são intercâmbios clínicos ou de pesquisa, promovidos pelo contrato da DENEM com mais de 10 universidades pelo Brasil, e tem como objetivo o conhecimento de práticas e culturas dentro do mesmo país.





Núcleo Brasil Cuba - (NBC)

O NBC é um programa de intercâmbio que consiste em um acordo bilateral entre a DENEM e a Federación Estudiantil Universitaria (FEU). É caracterizado como um intercâmbio de vivência e contato com as realidades distintas entre Brasil e Cuba, incentiva o debate e a reflexão crítica sobre os diferentes sistemas de saúde, de educação, assim como sobre aspectos da diversidade social e cultural correlacionado ao sistema político-econômico de cada um. Há dois períodos para o intercâmbio, sendo eles Janeiro/Fevereiro ou Julho, sendo que as inscrições para cada período tem seu edital próprio. O de agora corresponde ao período de Janeiro/Fevereiro. Conta com 29 vagas para estudantes e 1 vaga para coordenador.





Núcleo Brasil China - (NBChina)

O NBChina tem por objetivo a troca de experiência entre estudante de medicina brasileiros e estudantes de medicina tradicional chinesa. A troca de experiências se dará a partir do curso “A Miraculous Jorney to Explorer Traditional Chinese Medicine”, oferecido pela Universidade de Xangai para estudantes de medicina brasileiros juntamente com estudantes de outros lugares do mundo.O intercâmbio oferece 4 vagas para estudantes brasileiros.





Como funcionam?

Mais detalhes no Edital em PDF