A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) é a entidade representativa dos estudantes de medicina do Brasil. Foi fundada em 1986, na cidade de Fortaleza-CE, durante o XVII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (ECEM). Com mais de 30 anos de existência, a DENEM vem desempenhado o papel de entidade representativa dos estudantes de medicina a partir de várias lutas e mobilizações.

Durante a década de 90 a pauta da educação médica foi sem sombra de dúvida a mais importante no seio da Executiva. A DENEM tem por princípios: O Estado de Direito; A Defesa da Vida; O ensino público e gratuito de qualidade e de acesso universal; O ensino médico voltado às reais necessidades da população brasileira; A independência em relação a movimentos de cunho estritamente partidário; A Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto um sistema público de saúde, gratuito e de qualidade.

Debate suas pautas, as quais podem ser trazidas por qualquer estudante, democraticamente, de modo que seus posicionamentos construídos de forma coletiva. Estes são determinados em encontros deliberativos abertos a todos os estudantes de Medicina do Brasil. Trata-se de uma instituição suprapartidária, autofinanciada e aberta a quaisquer esclarecimentos.